terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Fluviário de Mora inaugura no dia 28 de Outubro, pelas 17 horas, a Exposição Lampreias de Portugal.

A mostra vem na sequência do Plano Nacional de Conservação da Lampreia-de-rio e da Lampreia-de-riacho que foi um dos projectos vencedores do Fundo Biodiversidade em 2008.

O Fluviário de Mora é uma das instituições envolvidas neste projecto de âmbito Nacional juntamente com o Centro de Oceanografia, a Universidade de Évora, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, a empresa Planeta Vivo e a Autoridade Florestal Nacional.
A EDP tem vindo a apoiar a investigação sobre as várias componentes da biodiversidade, através do Fundo EDP para a Biodiversidade, que premeia, todos os anos, um conjunto de projectos de investigação científica considerados relevantes no seu domínio e de grande dimensão.

O principal objectivo deste projecto, que teve início em Janeiro de 2009, é obter informação que sustente a implementação de medidas de conservação que contribuam para a protecção destas duas espécies de lampreia ameaçadas de extinção. Os trabalhos realizados incidiram, numa primeira fase, na caracterização da distribuição destas espécies no nosso território. Paralelamente, desenvolveram-se também estudos mais específicos no sentido de identificar as variáveis ambientais que poderão explicar a presença restrita destas duas espécies de lampreia a apenas algumas bacias hidrográficas portuguesas.

O trabalho de campo foi realizado em todo o território continental português e alguns dos resultados mais importantes deste projecto estarão patentes nesta exposição no Fluviário de Mora a partir do dia 28 de Outubro deste ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário