quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Senhoras - Mundial de Rio

O Mundial de Senhoras em Rio decorreu de 25 a 31 de Outubro em Bloemhof, África do Sul e, pesem as elevadas expectativas de muito peixe graças à edição transacta do Mundial de Carpfishing.
A 17ª edição do Mundial de Senhoras caracterizou-se por uma pesca muito difícil em zonas muito baixas que raramente ultrapassavam os dois metros de profundidade o que obrigou muitas pescadoras a pescar à inglesa, em busca de carpas que ultrapassavam a média de um quilo de peso. A nível colectivo e individual a prova não correu bem às cores nacionais. Por nações alcançámos um modesto 10º posto, sagrando-se a Espanha a nova Campeã Mundial, seguida das selecções inglesa e italiana. Individualmente, a espanhola Maria Siles Alvarez é a nova campeã, Malgorzata Vesolowska da Polónia a nova vice e Susana Siles Alvarez (irmã da nova campeã) ficou no degrau mais baixo do pódio. Destaque ainda para as estruturas que a organização montou para individualizar os pesqueiros, o facto de não se puderem usar fouillies, o de Virgínia Ferreira ter capturado o maior peixe da prova, um peixe-gato com quase 13kg e o facto da selecção italiana ter quase desistido da prova fruto de um aparatoso acidente de automóvel que levou à hospitalização de duas atletas com alguma gravidade.

PROIBIDA a pesca com verdemã!

A Portaria n.º 624/2010, de 23 de Agosto de 2010, esclarece de forma definitiva todas as dúvidas sobre a pesca com verdemã em Portugal.

Assim, o diploma agora publicado deixa claro a proibição da pesca com verdemã bem como o seu transporte e comercialização, considerando ainda que a captura dos verdemãs apenas tem sucesso com recurso a meios e métodos de pesca proibidos; algo que há muito os pescadores desportivos vinham reclamando junto das entidades oficiais. A medida está assente num artigo único que refere que “É proibida a captura, detenção, transporte, utilização como isco e comercialização das espécies de cobitídeos Cobitis calderoni, verdemã-do-norte, e Cobitis paludica, verdemã -comum.”. Mais informações sobre este diploma em http://dre.pt.